segunda-feira, 17 de agosto de 2009

II Mensagem Pr. Jeremias

Palavra ministrada no culto de sábado à noite em comemoração ao aniversário da Igreja Presbiteriana do Universitário.
II Reis 5: 1 a 19- A cura do General Naamã
Naamã era celebridade.
Hoje há pessoas lutando para ser celebridade. Tem até as que tiram a roupa, outras fazem de tudo para pegar num microfone, as que querem ser líderes mas apenas para estarem à vista de todos.
Naamã era o homem mais importante.
Há pessoas importantes e que têm tudo, mas não podem usufruir do que têm.
Naamã era um homem que tinha fama, dinheiro e poder. No entanto, era leproso. Ele fedia.
Todo mundo fede em alguma área da vida.
Neste texto de Reis há uma serva neste texto que só falou 18 palavras mas que abençoou e salvou a vida de Naamã.
Em Israel o leproso era considerado imundo. Essa serva apesar de ter sido seqüestrada mostrou-se uma serva fiel, quando falou do profeta Elias.
O segredo para Naamã ter sido curado não foi o fato de ter mergulhado no rio 7 vezes, mas de ter obedecido a Deus de todo o seu coração.
O responsável pela maioria dos seus desencantos é a sua imaginação.
A oração não muda o coração de Deus. Imagina se Deus atendesse a tudo o que chega aos Seus ouvidos? A oração é para ensinar a ajustar nossa vida com Deus.
Tem gente que ora muito mais do que outros e não tem o que o outro tem. Isto é porque estamos debaixo da graça.
EU QUERO SER SEM AMAGURA, CHEIO DE FÉ, CHEIO DE COMPAIXÃO, DOADOR E MISSIONÁRIO.
Esta foi a frase daquela escrava. Mostra quais as suas principais características.
  • Pessoa sem amargura - se esta menina tivesse ficado amargurada, ela não teria abençoado Naamã, mas praguejado contra ele e sua família. Isto porque não foi fácil para ela ser sequestrada e ter que servir para um leproso. Há pessoas amarguradas. Gente que perdeu um filho, um amor, que perdeu um ministério por ter se rebelado contra o seu líder, que foi traída pelo cônjuge etc. Enfim, pessoas que precisam ser curadas.
Como saramos nosso coração?
* Perdoando
* Recebendo consolação
A amargura te separa de Deus.
  • Cheia de fé- é a outra característica daquele serva. Viver é conviver com perguntas sem respostas. Não precisamos saber de todas as respostas para viver. Quem é casado e bem casado? Quem já descobriu coisa de seu cônjuge que pensou: onde é que eu vim amarrar a égua? Gente que se decepciona com defeitos. Há pessoas que esfriaram a fé porque se decepcionaram com Deus. Isto porque têm orado há tanto tempo e não veem nada acontecendo de diferente na vida. Esta escrava, agora, uma mulher também imunda, já que estava perto de um leproso, tinha todos os motivos, mas não abandonou a Deus.
  • Cheia de compaixão – braços que abraçam. A lepra de Naamã não pegou naquela menina, mas o amor dele impregnou no coração de Naamã. Jesus fazia tudo o que as pessoas não aceitavam. Os religiosos da época eram contra as crianças. Jesus dava valor às crianças e às mulheres. Isto porque Jesus amava as pessoas e por elas tinha compaixão. Qual a última vez que você ajudou a alguém? Todos podem ajudar alguém. A questão é ter compaixão como Jesus e aquela menina escrava.
  • Doadora- aquela serva deu apenas uma informação e esta salvou a vida do General. Tem gente que não dá informação para ajudar o outro. Há aqueles que estão com o guarda-roupa lotado ou com roupas cheio de roupas esperando emagrecer. Não vão emagrecer. Aliás, vão, mas daí, as roupas já estarão fora de moda. Quando você der uma oferta, dê uma oferta que, se alguém souber, não lhe cause vergonha. Esta escrava deu para Naamã uma oferta que não tem preço. Semeie a vida nos outros.
  • Missionária- por causa dela, Naamã encontrou o Deus verdadeiro e ficou curado. Uma menina usada por Deus, que, apesar das perdas, da vida, não está do jeito que queria, mas ela foi missionária. Qual a última vez em que você orou por alguém? Tem muita gente querendo ser missionária, mas não dá frutos em casa (igreja mãe). O primeiro sinal de um chamado missionário é dar frutos em casa.
O que você levará quando sair daqui? Naamã levou para casa 2 muros de terra (isto porque as pessoas querem associar Deus a algo da terra, por isto ele queria fazer um altar) e uma decisão "a de nunca mais ser incrédulo e nem adorar outros deuses"
Você tem levado o quê para casa?
Qual o teu "nunca mais"?
As pessoas têm que ser valorizadas pelo o que são e não aparentam ser.
Você continuará a vida sem Deus e sem obedecer ao seu chamado?Há uma dor em sua alma? Algo que precisa ser perdoado? Alguma dívida não paga? Há amargura por que se decepcionou com o seu líder?
Perdoe e seja livre de toda amargura. Daí, tu serás verdadeiramente uma benção de Deus na terra.

0 comentários:

Postar um comentário