quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Dicas para as mães

Ensine seu filho a ser organizado


Não gosto muito de ditados, mas há um que diz: "a disciplina é uma qualidade divina".
Pensemos um pouco nisso na dica de hoje, de mãe para mãe.

Se ao menos nossos filhos gravassem isso em suas mentes...
A incrível bagunça que eles deixam para trás é uma prova de que valores como limpeza e organização não são naturais do ser humano, mas conceitos a serem aprendidos.

Felizmente, a limpeza e a organização podem ser assimiladas como bons hábitos que substituem os maus que costumamos ter. Mas a grande questão é: como?

A resposta se encontra na habilidade de você se comunicar, mamãe.
Seus objetivos para o seu filho precisam ser transmitidos de maneira eficiente para que ele possa tentar atingi-los. A primeira coisa que seu filho precisa aprender a esse respeito é como tornar-se uma pessoa disciplinada.

Seu filho precisa saber que o maior desejo seu é que ele se torne um indivíduo responsável. Se ele não entender o objetivo do autocontrole, os esforços dos pais para moldar os hábitos dele serão sempre frustrados.

E sempre te lembrando mamãe: a maior parte da comunicação que você estabelece com seu filho é não-verbal, expressa através de atitudes e ações.
Seu filho deve saber como fazer as tarefas que você lhe atribui.  Ele deve saber como guardar as roupas, como arrumar o quarto. Experimente realizar a tarefa junto com ele para que possa ver como fazer.

Bem, em alguns momentos terá que substituir as ordens e comandos por opções: O que você prefere? Arrumar o quarto ou ficar sem TV esta noite?
Seja gentil mas firme ao mesmo tempo, sem ser bravo.

Se os seus pedidos encontrarem resistência, não se surpreenda. É normal. Mostre calmamente, que você está falando sério e que não adianta discutir.

Sempre que for ensinar alguma coisa, use a paciência como seu guia. As crianças agem como crianças. Elas não são adultos pequenos.  Quando seu filho sentir o seu amor paciente por trás de suas ordens, ele responderá mais favoravelmente.

Chegará um momento em que seu filho aprenderá dar valor a essas qualidades e sentirá orgulho de possuí-los.

Creia, é dica de mãe para mãe. (Texto retirado o site da Lagoinha)

0 comentários:

Postar um comentário