sábado, 15 de agosto de 2009

Mensagem Pr. Jeremias

Salmos 127
Neste Salmo vemos que está presente todas as etapas que a família passa:
  • 1ª O casal é quem passa. Nesta fase eles passam, geralmente, sem dinheiro e sem filhos e é o momento em que começam juntos a lutar e conquistar a casa própria, o carro, bens etc. Esta fase pode durar o tempo em que o casal permitir.
  • 2ª fase é a da família. Quando vêm os filhos. Geralmente os pais hoje querem ter 1 filho e 4 cachorros. Não que isto seja errado, mas não podemos perder de vista relacionamentos familiares. Principalmente, nós cristãos, temos que nos espalhar. Sem contar que muitos pais têm negado direito ao seu filho único de ter um irmão. Há filhos que só querem sair de casa após fazerem doutorado. Não querem gastar com nada. Pais precisam ensinar aos filhos responsabilidades.
  • 3ª fase é quando os filhos vão embora de casa. É o momento em que os filhos deixam seus pais ou porque estão indo estudar fora ou porque estão se casando. É o momento em que se cumpre a Palavra de que, os filhos são herança do Senhor e não dos pais. Por isto, eles têm de partir.
  • 4ª fase é quando os netos chegam. “E verás os filhos dos teus filhos” Este é o momento em que aquelas doenças começam a nos rondar e já estamos perto de encerrar o ciclo da vida. Em todas essas etapas temos que andar com Deus.

Colossenses 3:18

Padrão para dentro do arraial, isto é, esta palavra é pra aqueles que ressuscitaram em Cristo Jesus, pois só conseguimos isto se estivermos cheios do Espírito Santo, já que a tendência natural da mulher é não se submeter ao esposo, do marido não amar a esposa, como Cristo amou Sua Igreja e a Si mesmo se entregou por ela, e a dos filhos a de não obedecerem aos pais.

Deus nos dá um padrão que temos que cumprir. Por isto, somos santificados. Isto vem da ação do Espírito Santo em nós. Salmos 112: 1e2 e Salmos 90: 1

Nunca foi fácil criar família e hoje não está mais difícil, pois desde o século I há adultério, filhos rebeldes etc.

Toda a vida o povo de Deus dependeu de Deus.

Hoje é muito difícil porque nós, pais, viramos pessoas mundanas. Queremos dar tudo o que não tivemos para nossos filhos e sem perceber vamos criando pessoas mimadas e que querem tudo.

Temos que trabalhar com valores eternos porque senão continuarão a surgir problemas.

A crise de santidade causa indefinição.

A crise da sexualidade onde crianças são expostas ao ridículo. Desde cedo, vão sendo ensinadas a namorar e beijar. Não vivem a infância como crianças que brincam.

Este é um tempo em que a mídia forma valores onde a família passa a ser o segundo plano. Uma mulher tem que ir a uma loja e pedir um perfume mais cheiroso do que o computador, a fim de tentar ser notada pelo esposo.

É um tempo de consumismo. Gasta-se dinheiro com bobagens.

A força da mulher. Outra coisa que mudou é chamar a mulher para resolver aquilo que o homem não consegue.


Tipos de família:

1º a família nuclear- é formada por pai, mãe e filhos do mesmo casal.No mundo hoje há famílias do 1º, 2º e 3º divórcio. Família casada e não casada e homossexual.Há filhos que desde cedo já namoram de maneira errada. Pais, ensinem suas filhas a se valorizarem como Rebeca, da bíblia, que só tirou o véu para Isaque, seu esposo.

2º a família dos que voltam para a casa dos pais, sendo estes já idosos- filhos que ficaram viúvos, separados, filhos adultos desempregados e folgados.

3º a família da mãe que cria sozinha os filhos.

4º a família do pai que cria sozinho os filhos.

Amados, temos que orar e pedir sabedoria a Deus para como educar nossos filhos, da maneira que Ele quer.

“Temos que discernir o que é grão de areia e montanha”. Há fases difíceis na criação dos filhos, mas não faça uma tempestade se de repente seu filho adolescente quiser fazer algumas coisas que é daquela fase. Coisas passam. Apenas peça direção ao Espírito para saber o que é passageiro e o que pode ser um problema sério.

Não devemos julgar pelas aparências.

Há pais que preocupados com a possível violência que os filhos possam vir a sofrer, liberam que estes tragam namorados para dormirem em suas casas, ou seja, estão mundanizando suas próprias casas e famílias. Não dão suporte emocional e espiritual.

Como ajudar a construir uma família saudável?

1º Acerte os “ponteiros” com os seus pais. Honra teu pai e tua mãe. É o único mandamento com promessa. Não foi dado às crianças, mas a adultos.

Honra- na bíblia, tem a ver com dinheiro.

Você precisa honrar seus pais em tudo. Caso haja mágoas, deve perdoá-los.

Conheça seus pais. Saiba suas histórias. Pesquise quem são eles.

Honre sua sogra e seu sogro.

Salmos 127:5

Quais os inimigos de nossos pais hoje?

• As doenças que os rondam, medo de ficar doentes;

• O medo de não ter dinheiro para os remédios;

• A não presença dos netos;

• Solidão

Você não está sendo servo de Deus se não honra. Tome uma atitude quando terminar esta palavra. Volte para casa e olhe o que eles precisam. Às vezes, não ajudamos os pais por causa dos irmãos folgados. Honra teu pai e tua mãe, sogro e sogra.Uma mulher submissa é mulher que tem opinião, personalidade.Mulher sábia sabe opinar.

Na hora em que as opiniões forem contrárias, mulher, honre seu esposo. Se ele errar, não aponte o dedo, mas abrace-o e diga que ele vai acertar na próxima vez.

Melhore

• No trato do dia a dia;

• A sexualidade

• A vida espiritual

• Trate melhor seu cônjuge

• Participe da vida de seus filhos

Testemunho: a diretora da escola de sua filha chegou a ele e disse: Jeremias esses garotos já estão concluindo o Ensino Médio, mas algo que os marcou durante a vida, foi aquele dia que você veio aqui na reunião de pais na escola para um momento de lazer junto com os filhos e contou a história do Rato.Homens e mulheres precisam de amigos verdadeiros.Tenha uma base espiritual forte. Você tem que restaurar a sua vida espiritual num lar restaurado.Ore com sua esposa. Tem casais que só fazem as orações de agradecimentos pelas refeições juntos. Orem juntos.Reconheça seu pastor e líder. Honre-o com palavras e atitudes. E por último, nunca se esqueça de onde Deus te tirou.Deus disse para o rei Davi nunca se esquecer de que tinha saído detrás das malhadas.História do rato:Um dia um ratinho numa fazenda estava com um problemão. Desesperado, ele correu até o galinheiro e pediu a ajuda da galinha, dizendo que ele tinha encontrado uma ratoeira estava com medo, a galinha lhe disse que, aquele não era um problema para uma galinha resolver...daí, o rato, correu até o curral e encontrou o senhor porco, falou-lhe sobre o problema e o porco disse: este problema não é para um porco resolver. Então, o ratinho já triste e cheio de terror pela ratoeira, foi ao curral falar com a dona vaca que tinha acabado de chegar, desta ouviu, mais uma vez, não ser problema para si. Então, o ratinho correu e ficou num buraquinho dentro da parede olhando tudo o que acontecia. Um dia a esposa do fazendeiro, caminhando encostou-se à ratoeira, só que, uma cobra é quem caíra na armadilha e no ocorrido, a cobra acabou picando a fazendeira. Daí, a mulher, ficou muito mal e teve que ser medicada e muito bem cuidada para não morrer. Após tantos remédios, a mulher precisava se alimentar melhor para se recuperar logo, então, tinha que tomar um forte caldo...Então, quem foi para a panela foi a galinha, mas a senhora ainda não se recuperava totalmente. Veio a família para ajudar com os cuidados, e, com tanta gente, agora na fazenda, precisavam dar conta da alimentação. O fazendeiro resolveu matar o porco para alimentar a família da esposa de maneira boa. E após tantos dias de cuidado e o ratinho só observando do buraquinho da parede, a mulher ficou recuperada totalmente e para comemorar.....mataram a vaca para um enorme churrasco....enfim, nunca vire as costas para ajudar alguém, por pensar que aquele não é problema seu.

0 comentários:

Postar um comentário