segunda-feira, 13 de julho de 2009

Ministração do Pr. Coty no Sesc Bosque


Como resolver problemas?

O problema do mundo são relacionamentos. Há filhos contra pais, pais contra filhos, irmãos contra irmãos, reino contra reino etc. Enfim, é o cumprimento do que Jesus disse na bíblia; que isto seria um sinal do fim dos tempos.
A tendência atual é o individualismo e o hedonismo, isto é, as pessoas são fiéis apenas a si mesma e não mais aos outros.
Interagir com pessoas é algo do dia a dia. Aquilo que mais nos abala são pessoas que nos machucaram.
Há algumas pessoas que são encantadores, inspiradoras, fascinantes, frustrantes, irritantes, enfim, há diversos tipos de pessoas no mundo.
O fruto da justiça suscita a paz para quem promove paz.

Sabedoria tem a ver com a forma com que você gerencia os seus relacionamentos. Alguns dizem que é como você sabe lidar com tudo, mas é muito mais do que isto.
A essência da nossa sabedoria são os nossos relacionamentos.
Os atributos da sabedoria vem do alto.

Como se relacionar sabiamente com os outros e manter a integridade?
  1. Se sou sábio eu não irei comprometer a minha integridade- a nossa sabedoria está relacionada ao caráter e integridade de Jesus. Consequentemente com o que vive e fala.
  2. Cuide das pequenas coisas- seja fiel nas suas responsabilidades. Deus se impressiona com aqueles que são fiéis no pouco, por isto, Ele vai dar muito por causa da sua integridade. Talvez você receba 10 reais, mas seja fiel ao Senhor. Se você tem dirigido uma célula, apenas uma pequena reunião, seja fiel ou se no seu trabalho você tem uma função não tão visualizada, seja fiel.
  3. Diga NÃO À TENTAÇÃO- talvez seja a mais difícil, no entanto, Jesus nos garante que toda a tentação pode ser vencida e todo pecado pode ser avançado.
  4. Não separe a sua vida particular da pública- não permita esta ambiguidade na sua vida. Você tem ser um em todos os lugares. Não dá para ser um em casa e na rua ser outro.
  5. Mantenha sempre uma consciência limpa- consciência é o lugar onde Deus escreveu esta moral. Pessoa íntegra não é a que não erra mas a que sabe dar marcha ré; sabe voltar e consertar seus erros.
    Se você quer ser uma pessoa sábia, não provoque a ira nas outras pessoas. Tenho que saber preservar os relacionamentos não provocando a ira.


Seis coisas que provoca, ira nos outros

  1. Comparação- quando você começa a comparar uma pessoa a outra, você está ferindo sua identidade.
  2. Crítica- não condene. Jesus disse para que não julguemos às pessoas a fim de não sermos julgados, até mesmo porque com a medida que julgamos, seremos julgados. Em Romanos o Ap. Paulo diz que a nossa própria sentença sai de nossa boca.
  3. Conclusão precipitada- você só consegue chegar a um veredicto tendo ouvido ambas as partes. Nunca tome uma causa ouvindo apenas uma parte, pois ambos têm suas razões. Se sou sábio eu não vou diminuir os sentimentos. Casamento é um desafio porque a natureza do homem é muito diferente da mulher. Quando você responde, aponta apenas contra os sentimentos das pessoas, você certamente, as ferirá.
  4. Se sou sábio eu não vou criticar as sugestões. Tiago diz que é sábio é a pessoa que é ensinável. Se você quiser ser uma pessoa sábia abra-se para o ensino, torne-se ensinável, apta para aprender. A sabedoria não é uniforme, mas multiforme. Precisamos estar abertos aos outros.
  5. Se quero ser sábio, não enfatizo os erros. Para ensinar e discipular é preciso 80% de ânimo, isto é, agir com misericórdia. Miséria + coração colocar o coração na miséria de alguém. Graça e misericórdia andam na contramão do merecimento. Não fique relembrando os erros passados de alguém, se você já perdoou.
  6. Se sou sábio não disfarço minhas fraquezas e pecados- se você quer ser sábio para Deus, seja autêntico.

Estes 06 valores constroem a sabedoria em nossa vida.
Pr. Coty

0 comentários:

Postar um comentário