terça-feira, 21 de julho de 2009

Casamento:grande é este mistério

Gente, gostaria de compartilhar um pouco de um livro e dvd que eu comprei do Pr. Jerônimo Onofre. Ele é um homem de Deus, e que, para falar a verdade, eu nunca tinha visto alguém ministrar sobre família como ele. Então, decidi publicar as anotações que fiz da mensagem dele a respeito do casamento. Leiam e tenho certeza de que serão abençoados. Além disto, serve para todo o tipo de relacionamento entre as pessoas.

CASAMENTO: GRANDE É ESTE MISTÉRIO – Efésios 5:32

Naamã era um comandante respeitado, porém leproso.

Muitos casais vivem a realidade de Naamã. Na rua é uma pessoa amada e respeitada, dentro de casa, odiada e desrespeitada. Enfim, são o retrato do General Naamã.
Todo casamento tem problemas, no entanto, tem solução porque é uma instituição divina.
Provérbios 30. Salomão não entendia sobre o caminho de um homem com uma mulher.
Deus revela o grande mistério do casamento a um homem solteiro, o Ap. Paulo.

O casamento só será bem sucedido se tiver alicerçado na visão do relacionamento entre Cristo e a Igreja e a Igreja e Cristo.

Mistérios que estruturam o casamento

1º Mistério- Graça

Graça é favor não merecido.
II Coríntios 12:7
Graça é o poder que suporta fraquezas.
Deus não começou a amar Paulo, o convertido revolucionário, mas amou Saulo, o assassino e perseguidor, aquele que ainda era criatura e não filho de Deus. Deus quer nos ensinar a amar as pessoas como elas são, pois o amor que daremos as transformarão.
Não exija perfeição dos outros.
As suas fraquezas não simbolizam que Deus não tenha um plano para sua vida.
Graça é o poder de Deus que faz o seu cônjuge suportar suas fraquezas e vice-versa.
Jesus não desistiu de mim por causa das minhas imperfeições e fraquezas.
Graça não exige perfeição, ao contrário, ela nos ensina a lidar com aquilo que ainda está em processo de transformação na vida do outro. É a graça quem faz o relacionamento se tornar eterno. É poder que une pessoas mediante fraquezas.

2º Mistério- Amor Sacrificial (Efésios 5:25 e 26)

A prática do amor sacrificial é uma arma poderosa para que a esposa seja santificada.
O amor sacrificial de Cristo por Saulo foi transformado-o em Paulo.
A ausência de amor sacrificial do marido pela sua esposa, apodrece-a.
A esposa é resultado do comportamento do marido e vice-versa.
I Coríntios 7:14
O que é amor sacrificial?
É o que está escrito em I Coríntios 13.
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor (pelo meu cônjuge), seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor (pelo meu cônjuge), nada seria. 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor (pelo meu cônjuge), nada disso me aproveitaria. 4 ¶ O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. 5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 ¶ O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; 10 Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. 11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. 13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.


As coisas não podem ser impostas mediante força humana, mas primeiramente ganhamos tudo no mundo espiritual. (Oséias 4:6)

3º Mistério- Submissão incondicional (Efésios 5: 22 a 24)

Igreja deve ser submissa a Cristo.
O amor sacrificial e a submissão incondicional são resultados da presença de Deus dentro do homem.
A submissão é a arma para tirar a grosseria do marido.
A ausência da submissão incondicional da esposa pelo seu esposo, apodrece-o.
Se Jesus deixar de nos amar um único dia, não fica ninguém sem chorar nesta terra.

Exemplo de uma mulher que estava casada há 6 meses e que tinha um velho como amigo. Ela estava com problemas no casamento e não aguentava mais. Daí, um dia o seu velho amigo, já um senhor de idade, foi seu conselheiro. Ela queria muito se livrar do marido e foi perguntar ao velho como fazia de maneira segura. O velho lhe deu umas ervas alegando ser venenosa e que era para a esposa dar ao esposo todos os dias, como se fosse um chazinho, mas para não levantar suspeitas, ela teria que tratar o marido de maneira muito respeitável e amorosa, pois desta forma, ninguém olharia para ela como suspeita após a morte do esposo. Disse a ela que o chá o mataria lentamente e que após 40 dias, ela estaria livre do esposo e melhor, sem levantar suspeita alguma. Então, a mulher, apanhou as ervas e fez tudo o que o velho lhe tinha orientado. Quando deu um mês após a mulher dar o chá diariamente ao esposo, a mulher veio correndo à procura do senhor das ervas. Ela chegou lá chorando e perguntando se não havia uma forma de o esposo não morrer, pois agora, após os dias em que tinha dado o chá e tratado o marido com todo amor, ele estava mais amoroso do que nunca e que ela descobriu que não sabia mais viver sem ele. Então, o vovô lhe disse que a erva não era venenosa, mas que o veneno estava dentro dela e como ela sempre tratava o marido mal, ela apenas recebia o que dava. Disse que a erva era apenas um chá fortificante.
Enfim, aquela mulher só precisou mudar para ver o seu relacionamento sendo restaurado.


Eu amo o meu Marcelo! Ele é um presente de Deus para mim. Muito obrigada, Deus, por este príncipe que me deste. Desde solteiro entendi em Deus que eu preciso fazer o meu cônjuge feliz porque daí, ele feliz, me fará feliz.
Sei que relacionamentos não são fáceis de serem vividos, mas o que mais importa é nós nos concentrarmos primeiramente em agradar a Deus, e, então, o resto tudo será acrescentado. O segredo para tudo na vida é dar, pois à medida que damos, nós recebemos. É totalmente bíblico, tudo o que planto, eu colho.

3 comentários:

Unknown disse...

Muito bom, este livro ...

Thiago Santos Joaquim disse...

Ola! Tudo bem? Parabens pelo post.

Gostaria de perguntar onde posso encontrar o livro, estou pesquisando nas livrarias aqui na região e não encontro.

Asisti apenas ao DVD de um casal de amigos da igreja.

Muito obrigado.

Unknown disse...

Muito bom o Livro,Gostaria de encontrá lo para poder meditar nele td.

Postar um comentário