terça-feira, 14 de julho de 2009

Entrevista exclusiva com Pr. Coty


Sábado à noite após o culto


Blog- Pr. Coty, qual a sua impressão deste congresso que senhor está realizando aqui no Acre? Hoje é o 2º dia e após a 3ª ministração, então, qual é a sua avaliação de trabalho?
Pr. Coty- Olha, assim, eu tenho estado bem surpreendido com a sede do pessoal, a expectativa que o pessoal alimenta em relação às ministrações e em relação à Palavra de Deus. Este tema vem muito de encontro com a realidade espiritual. Não só aqui com o estado do Acre, mas a gente tem esses problemas dentro da perda dos vínculos familiares é um problema que está cada vez mais globalizado, não é? E realmente as consequências são sérias porque produzem não apenas crises circunstanciais, mas crises existenciais mesmo. Você, por exemplo, trabalhar em termo de aconselhamento, discipulado com uma pessoa que nunca viu o rosto do pai, que nunca teve o abraço, que nunca teve uma cobertura familiar saudável. É extremamente desafiador. E nesta questão da orfandade, que é uma questão muito abrangente, que nós estamos vendo apenas um ponto neste fim de semana, mas que essa é a questão onde se fundamenta todo o desequilíbrio da sociedade.

Blog- Esse desequilíbrio, que o senhor acha que hoje é tão latente, a questão da orfandade, da desagregação da família, isto é em função de quê? Uma consequência do pecado obviamente, mas o que gerou isto nesta geração?
Pr. Coty- É o que nós falamos. A gente vê em algumas culturas o que promove a morte na família. A cultura do não casamento, a cultura do divórcio sem culpa, a cultura da liberdade sexual, do hedonismo, que é uma vida centralizada no amor ao prazer; então, as pessoas começam a viver em função do prazer, da autogratificação que vão ter naquilo. Então, na verdade, todo este processo que envolve uma irresponsabilidade moral, irracional e espiritual. Isto deixa consequências extremamente sérias, não é? E as futuras gerações que o digam.


Blog- Quais as principais consequências?
Pr. Coty- As principais consequências são a violência, as discussões psico-emocionais. Quando você pega, por exemplo, se você vai fazer uma pesquisa hoje, de quem está superpopulando as penitenciárias, hospitais psiquiátricos, manicômios, são exatamente estas pessoas, são os orfãos, são as pessoas que são resultados da violência e da morte da família.



Blog- Qual a responsabilidade da Igreja neste processo de restauração?
Pr. Coty- A responsabilidade da Igreja é total porque a Igreja é a esfera da sociedade que tem o discernimento espiritual destas leis. Porque por mais que, por exemplo, que a gente tente passar esta responsabilidade para o Governo, o Governo, normalmente, não tem este tipo de discernimento, por mais que eles tentem diminuir a criminalidade uma coisa assim, eles não vão na raiz. Eles estão na verdade tentando tornear os efeitos colaterais do problema. Não tem como, você, por exemplo, conter esta violência exacerbada que a gente vê na sociedade hoje, se você não moralizar o casamento e a família.



Blog- Pastor, mudando um pouquinho o foco, na internet há alguns sites e blogs de discussões que lhe criticam, eu não sei se o senhor sabe disto, que até pegam e pintam trechos de mensagens suas como de mensagens de cura interior e regressão, crítica que eu acho até que o senhor já saiba. Mas essas pessoas, o senhor acha que são crentes mal informados ou inimigos, são joios?
Pr. Coty- Veja bem. A gente tem que saber respeitar as pessoas que discordam. Eu até, sinceramente, eu gosto quando uma pessoa tem a franqueza de chegar e dizer: “Olha, Coty, eu não concordo com você”. Agora é importante a gente poder amadurecer as idéias. Eu sou totalmente aberto para ter uma conversa com estas pessoas porque é possível que ela não estejam suficientemente esclarecidas e normalmente o que a gente percebe é que estas são as pessoas que mais precisam de ajuda. Então, eu sinceramente, olho para elas com muita compaixão e muito carinho. Eu acho que elas estão sendo sinceras, não é? Pelo menos, eu poderia enxergar assim, como pessoas honestas. Tudo bem elas terem um ponto de vista que é diferente do meu. Eu não me sinto incomodado com isto. Não vai ser por causa disto que estas pessoas vão estar, assim, num descrédito comigo. Pelo contrário.



Blog- Pastor, para encerrar, se o senhor pudesse sintetizar em uma frase. Qual a mensagem que o senhor deixaria para a sociedade do Acre sobre estes problemas no mundo? Qual a mensagem que o senhor deixa para esta geração do Acre sobre estes problemas que o mundo vive e como elas podem ser auxiliadas para que estes problemas cessem?
Pr. Coty- A mensagem que eu quero deixar é que Deus está levantando uma geração radical. O profeta Joel diz que os filhos e filhas profetizarão. Os jovens terão visões. Isto não é falar de uma coisa mística, mas falar de pessoas que estão andando no rastro do Espírito Santo. Gente comprometida mesmo com a santidade de Deus. O conselho que eu deixo para esta nova geração, é que eles tenham o pacto com Deus de se guardar para aquele cônjuge que Deus tem para cada um deles. Que eles não se envolvam e nem se deixem enredar por esta maré de imoralidade. Assim como as pessoas na sociedade, que estão desafiando as adolescentes a venderem a darem a sua virgindade de graça para qualquer pessoa da rua. O que eu quero é desafiar esta geração a ter a ousadia de fazer um voto de castidade até o casamento. Esta é a mensagem que eu quero deixar. Deus abençoe!

3 comentários:

Rosely disse...

Seu blog está um verdadeiro sucesso!

Unknown disse...

OLá graça e paz!
bom, gostaria de saber quando o pr. Coty vai estar no nordeste, pricipalmente em Salvador e Feira de Santana, pois tenho uma equipe de lideres querndo participar do seminários sobre cura interior.
já participei algumas vz e foi muito bom; benção mesmo
Miss: Matildes Silva

Unknown disse...

Olá Graça e Paz!
Amo seu blog e sou sua fâ,vc sabe disso!
Gostei demais do Congresso de Cura Interior com o Pastor Coty fui muito ministrada, acho que a nossa igreja ganha muito com Deus qdo investe nestes tratamentos espirituais, pq a sociedade esta doente e não se dá conta disso.
Deus abençoe mais e mais a sua vida!
beijo
Anub Martins

Postar um comentário