sexta-feira, 13 de julho de 2012

Rede de mulheres - Tema Country


E os meus como estão?

Deus só faz na minha aquilo que eu deixo Ele fazer. O ser humano tem a tendência de viver preocupado com o externo. Essa preocupação de nos mostrar para as outras, para quem está a nossa volta causam atitudes. Mas nós também temos que nos preocupar como nos mostramos em nossa casa, que é o principal, já que a nossa família é o principal do coração de Deus.
Nós que somos pastoras, nós que somos líderes temos a responsabilidade de guiar a outros. Mas Deus quer nos orientar de que nossa vida externa (de pastora, líder, discípula) nem sempre é o suficiente para estar aprovada diante de Deus. Muitas vezes, estamos pensando: "Ah, como estou diante de minhas discípulas e líder?" Esta preocupação é boa, mas Deus quer que nós nos importemos com o principal, que é nossa família.
Como estão os teus?
Em Mateus 22:37 a 39
Eu entendi que, nos últimos 4 anos eu estive pastoreando em Xapuri e que aquele período foi uma escola para minha vida e família. Quando eu entendi o propósito de Deus para mim lá, eu caí de cabeça. Quando entendi que eu deveria estar separada para o ministério eu me entreguei totalmente ao Senhor. Estive durante 4 anos abraçando o ministério, dando o meu melhor naquela cidade. Mas eu entendi que durante aqueles 4 anos, eu esqueci da minha família, eu anulei tudo, deixei minhas obrigações como mãe e esposa dentro de uma gaveta. Eu ali me levantei como uma grande pastora, atendendo diariamente pessoas, discípulas, ajudando a restaurar casamentos com a ajuda do Senhor mas infelizmente, eu engavetei aquilo que era o principal, minha família. E hoje eu quero compartilhar uma frase que é filosofia de vida minha: "Não adianta só fazer tem que ser."

Nesta palavra de Jesus, aprendemos que o maior mandamento é amar a Deus acima de tudo e o meu próximo, como a mim mesmo.

Deus tem ministrado no meu coração: Quem é próximo de você? Minha família.
Quatro anos no meu ministério, eu cresci. A igreja era pequena e em pouco tempo foi crescendo e a Igreja Batista de Xapuri já estava conhecida, até autoridade comentavam o crescimento daquela igreja e isto me fazia encher o peito de orgulho de mim, e, infelizmente esta palavra, próximo,  estava engavetada na minha vida.

I Timóteo 5:8

Esta palavra é para todas nós.
Quantas de nós somos líderes excelentes, pastoras excelente, dão o suor e a vida em prol do ministério? Que talvez para estarem aqui estas pastoras e líderes ao virem para cá deixaram os filhos de qualquer jeito e até disseram: "Meu filho, frita um ovo, pois eu tenho que ir, ou te vira, que o negócio ali na Igreja Batista, se eu não for, minha líder vai falar." Quantas pessoas estão deixando seu marido nesta hora sem comer e até disse para ele que comprou uma bota e um chapéu para estrear neste dia...
Talvez nesta hora, não deram prioridade pros seus, para sua família. O Senhor tá batendo na minha cara, perguntando como estão os seus?  O próximo aqui, querida, não é a irmã da igreja, nem a líder de célula, mas o próximo é a sua família, o que tá dentro da tua casa. Como disse Timóteo, se você não tem dado o maior zelo a estes tem negado a fé. É bíblia, não sou quem estou dizendo.
Muitas vezes, você tem vindo aqui na igreja, tem freqüentado uma geração, uma célula, mas tem esquecido do principal que tá no coração de Deus? O que Deus quer de nós é que o principal é família. Tudo aquilo é o bom e do coração de Deus mas tem algo mais importante, a família.
Deus quer nesta hora, que o Espírito ministre em nossas vidas. E quando de repente o seu esposo disser: olha, eu não gosto quando você fala deste jeito, que deixe nossos filhos com fome etc. Você dá atenção e se dispõe a melhorar.
Eu tenho um esposo que me ajuda muito em tudo. Não precisa me chamar para fazer a janta, mas ele mesmo faz e me chama para ajudá-lo é carinhoso, mas sabe, o momento em que ele é mais carinhoso é quando ele me vê lavando a louça, fazendo alguma coisa, pois mesmo tendo duas funcionárias, eu me disponho a também cuidar do que é da minha casa e família. Neste momento, ele já me trata por Sátila, mas por meu bem.
Sabe, muitas vezes, temos sido guiadas pela idéia de família é difícil. Temos apenas orado pedindo mudanças na vida deles e não temos mudado. Toda mudança tem que partir de nós.
História do casal que teve o casamento restaurado: homem humilhava a mulher diariamente e jogava comida no chão só para brigar e todos os dias brigavam. Até que um dia ela se converteu e começou a agir com sabedoria, mesmo o marido jogando comida no chão diariamente, não falava nada apenas limpava. E  ele notou a diferença e pensou que ela o estivesse traindo. Daí, resolveu segui-la. E para sua surpresa, sua esposa entrou numa igreja e adorou a Deus de maneira intensa. Ele também se converteu e, para honra e glória de Deus, estão muito bem.
Infelizmente, só temos notado os defeitos dos outros, temos esquecidos das qualidades de nossa família, esposo e filhos. Nós também temos defeito.
Muitas mulheres que não têm o seu esposo convertido, não é porque ele é duro de coração não. Perdoe-me, minha irmã, mas é que não age diferente. A diferença é que mesmo ele sendo pobre pecador, Deus o ama muito. Faz a diferença, quando ele chegue bêbado e você o ajuda a dar um banho, uma comidinha. A minha sogra dava dinheiro pros filhos dela, mesmo sabendo que eles iriam se prostituir com aquele dinheiro, ela dava e na hora orava: "Senhor, guarda meu filho. Eu aplico o sangue de Jesus na vida dele e traga meu filho de volta." Quando ele chegava em casa, ela lá estava esperando com um caldo. Ajudava-o a tomar banho. E aquilo ia constrangendo o seu filho, e quando ela o colocava para dormir, ela orava e agradecia a Deus por ter cuidado dele.
Deus quer que nós tenhamos o sentimento de cuidado com os nossos.

Agrade a Deus acima de tudo.
Em segundo lugar, ame sua família como você mesmo.
O que o Senhor quer de nós? O melhor. Que cuidemos de nossa família.


Diante deste tema Rede Country, Deus falava ao meu coração sobre o chapéu, colete e bota.

1- Chapéu = Mente
Como está minha mente em meio ao meu olhar para a família?
Como pastora, minha geração vai bem. Como líder, procuro estar tudo bem. A minha é que todas as minhas discípulas vão ser mulheres de Deus. Mas e em relação a sua família. O que você tem pensado? A sua mente norteia aquilo que você pensa e vai fazer. Não é o que você vê, mas o que o Senhor falou é que vai acontecer.
Eu sempre sonhei com um marido romântico. E após mais de quinze anos, eu tenho recebido um esposo romântico e que me honra diante dos outros. Mas tudo isto eu alcancei por causa da minha mudança de mente.
Tem muita gente com a mente atrofiada.
Clame para que Deus toque na sua mente e você tenha a sua mente transformada, revertida pelo poder de Deus.
Há muitas mulheres que gastam tempo e jejuam para que suas discípulas mudem, mas não oram por sua família.

2- Colete = Coração
O colete representa como está o coração.

Temos perdoado com facilidade os de fora, mas não tem perdoado nossa família.
O mais importante pra Deus é o que eu sou e não o que faço. Cuidar dos nossos é a certeza de que eu também mereço o melhor perdão, se isto existe. Eu devo honrar minha família. Tem gente que tem muita discípula e a maior geração, mas não vai nem a um jantar ou almoço de família, pois se acha muito santa para estar naquele local em que haverá bebida alcoólica. Tem gente que depois de se converter, esquece da família e passa se importar com a família. Cuida da discípula, igreja etc. e nada dos seus familiares. Os da igreja são importante, mas os mais importantes são os de sua casa.
Nos 4 anos em que estive em Xapuri, infelizmente, eu inverti a atenção principal. Minha filha vinha e eu dizia para esperar, pois primeiramente era a igreja, as discípulas, a geração, o trabalho da igreja e quando eu chegava em casa, à noite, não tinha tempo para a família.
Eu não estou dizendo para não cuidar de tudo isto, mas antes de tudo isto: fazer, fazer, fazer, eu tenho que ser. Cuidar da minha família.


3- Bota = Andar
Como está o meu andar? Minha postura diante da minha família?

Há um mês atrás meu esposo me chamou para me dizer que eu estava tendo dificuldade em servir meus filhos e minha família, que dava atenção aos de fora de maneira intensa e que aos de casa, nada. Então, chorei. Ele orou por mim. No outro dia fui outra mulher. Já não acordei meus filhos gritando, mas com amor. Fui em cada uma deles, já que tenho quatro, e os chamava com carinho. Na hora do almoço minha atitude foi de vergonha, já que eles estavam comentando do milagre de minha atitude. Como me envergonhei. Pedi perdão e resolvi mudar com eles. Dá atenção maior e servi-los com maior atenção e amor.
Queremos ser servidas pelos nossos, mas temos dificuldades em servir.
Peça ao Espírito Santo, para que você melhore enquanto mãe, filha, etc. Aquilo que você pode demonstrar agora, faça, pois talvez não tenha mais oportunidade. De repente seu filho vai crescer e morar longe, então, cuide dele agora. Não perca tempo.
Eu clamei a Deus para me perdoar e me dar oportunidade de honrar minha parentela e Ele, em sua misericórdia, permitiu. Deus está me abençoando, os meus têm se convertido, depois que mudei, para honra e glória do Senhor Jesus.
Você nasceu nessa família para fazer a diferença, para amar, brilhar e ser benção na vida deles.
Peça ao Espírito Santo para te ajudar, mudando sua mente e coração. Entregue a sua casa e tudo o que é teu.



Esta palavra foi ministrada pela Pra. Sátila de Brasiléia. Foi uma benção. Fomos impactadas com uma palavra tão simples e que todas sabemos mas que nem sempre temos dado atenção em colocá-la em prática.
Agradeço a Deus pela vida da Sátila. Desde a década de 90, quando estudávamos juntas, eu já gostava dela. Agora eu a amo muito mais, pois ela tem sida boca de Deus em minha vida. Até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário