quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Encerramento do Seminário Clínica da Alma

IV Ministração, domingo à noite, 06/11/2011

ADULTÉRIO

Como foi dito anteriormente, sexualidade e espiritualidade andam juntas. Os problemas da sociedade estão associados aos princípios quebrados de sexualidade.

Antes havia uma marginalização da pessoa que cometeu adultério. Atualmente, há uma banalização sobre este assunto. Alguns dizem até que faz bem ao relacionamento conjugal. Enfim, o mundo está ridicularizando aquilo que é básico e princípio para a benção de Deus na família. O adultério é um mal que tem trazido danos, muitas vezes, irreparáveis se não tratado corretamente.

Antes dos homens perderem autoridade na igreja, perderam em casa, justamente por quebrarem o princípio da aliança monogâmica.

O adultério traz diversas conseqüências ruins para o relacionamento. Uma delas é perturbar a paz do casal, atraindo desentendimento, briga até conseguir destruir totalmente aquela união.

O adultério também endemoniza a cama do casal, provocando entre os cônjuges aversão pelo outro. Entre estes que desenvolveram este pecado há uma cura imputável.

O adultério desprotege a vida dos filhos, deixando-os expostos para atuação de demônio da área de abuso sexual, moral e até física. Expõe também a vida do cônjuge. Afeta a vida financeira da família, levando-a à bancarrota. A essência do adultério é a violação da aliança.

O princípio fundamental do relacionamento entre Deus e o homem é a aliança estabelecida. Por mais que o adultério e prostituição estejam sendo banalizados pela mídia, Deus abomina a prática destes, pois isto só traz destruição para a vida de quem pratica e de quem está ligada a esta pessoa.

Em II Samuel 12:11 e 12, vemos as conseqüências na vida de Davi e na sua família por conta da prática do adultério.

Vida alicerçada na mentira. Davi tentou de todas as formas esconder a situação em que vivia. Mandou o esposo (Urias) de sua amante (Betseda) para a guerra para ocultar dele o adultério, a ponto de assassiná-lo. Olhe o que uma pessoa faz obstinada pelo pecado. Torna-se assassina por conta do adultério.

O adultério quando ocultado traz um dos piores definhamento de alma.

Quando endurecemos o coração e deixamos de ouvir o Espírito Santo, Deus levantará um profeta para intervir em nossa vida. No caso de Davi, Deus mandou o profeta Natã.

Não é fácil confrontar o adultério de um líder e rei. Tem que buscar muita sabedoria em Deus.

Natã ao ir confrontar o rei Davi, não o atacou diretamente, mas contou-lhe uma história relacionada a uma ovelha e perguntou a opinião do rei. Este disse que era uma situação digna de morte para o feitor. Com base neste veredicto, Davi determinou a sua própria sentença de morte.

Toda pessoa que trai prova do seu próprio veneno.

Davi sofreu suas terríveis conseqüências por conta deste adultério. A única diferença foi que ele se voltou ao arrependimento divino e buscou verdadeiramente o perdão de Deus. Não ficou numa vida amargurada pelo seu próprio erro.

Enquanto a amargura destrói, o quebrantamento restaura.

O adultério cobra um preço alto, preço de sangue.

No caso de Davi, o profeta disse que teria espada tocando seu reino. Havia uma sentença de morte sobre ele, no entanto, por se voltar para o Senhor, arrependendo-se e humilhando-se, Deus mudou a sua sorte, apesar que perdeu o filho oriundo do adultério.

Evangelho é de coração.

Deus quer tratar com você e com tudo aquilo que ainda está errado na sua vida.

O que diferenciou Davi de Saul foi que ele se quebrantava realmente a Deus, rasgava seu coração no altar do Senhor. Já Saul queria ter uma vida politicamente correta, mas sem se quebrantar totalmente aos pés do Pai. Davi foi escandalosamente quebrantado diante de Deus.

Talvez, você precise de um conselho, de um "profeta Natã" para ouvir a voz de Deus e se voltar para Ele. Deus sempre tem um Natã para cada Davi.

Adultério é um mal internalizado que demanda um processo cirúrgico.

O que Davi fez escondido e tentou manter às escuras, seu descendente, seu filho Absalão, fez à luz do dia e com as próprias concubinas de seu pai.

Não alicerce a sua vida na mentira.

" Se, porém, andarmos na luz, como Ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado" I João 1:7.

Deus é restaurador. Ele quer resgatar em tua vida os Seus princípios e restituir tudo o que foi roubado pelo inimigo.

Assim como fez na vida de Davi, Ele faz em nossas vidas.

O salário do pecado é a morte.

Jesus carregou nossos pecados na cruz e morreu, descendo às partes mais inferiores da terra, arrancando as chaves do inferno de satanás e a morte não o suportou, por isto, Ele ressuscitou.

Confesse a Jesus publicamente assim como Ele confessou mediante todos o Seu amor por nós.

"Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus" (Mateus 10:32-33).

Decida receber a Jesus como seu Salvador e Senhor.

Jesus morreu entre dois ladrões, abriu mão de toda a sua reputação por nós. Nele temos uma esperança que vai além da morte porque Ele ressuscitou.

0 comentários:

Postar um comentário