segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CLÍNICA DA ALMA

II Ministração de sábado à noite, 05/11/2011-11-07

Gênesis 2:23 e 24

O casamento precisa obedecer a 4 leis que são fundamentais para que este seja firmado segundo o coração de Deus

1- Lei da prioridade (Deixará)

Em Mateus 28, Jesus fala sobre a nossa missão aqui na terra. Fazei discípulos, mas Jesus fala de algo extremamente importante que é ir anunciar as boas novas, ou seja, tal processo de discipulado visa enviar pessoas a propagarem o Reino de Deus. Todo o discipulado que não visa uma ida, tende a ser doente.

No caso do casamento, Jesus demonstra que deve ser feita uma emancipação. Esta é determinante para saber do sucesso da união. Em Gênesis 2, a bíblia fala que devemos deixar pai e mãe. É uma ordenança a ser cumprida. Isto significa que deve haver uma emancipação física, financeira e em tudo aquilo que faz a pessoa não romper com os cordões que a liga aos pais, no sentido de dependência dos mesmos.

Antes a prioridade era pai e mãe. Depois do casamento passa a ser o esposo (a) (cerimonial do matrimônio mostra isso quando o pai entrega filha ao noivo)

Esse é o propósito do casamento: amadurecer.

Todo processo sadio de maturidade demanda emancipação.

Quando se casa e não deixa casa e dependência - emocional e financeira - dos pais, quebra-se essa lei.

Como sabe que se está pronto para casar? Quando pode sustentar o seu lar (principalmente o homem).

  1. Lei do Esforço (Unir-se-á)

Amar é um verbo. Renuncie-se a si mesmo, coloque Deus como prioridade, então, você amadurecerá e o amor prevalecerá. Esta lei fala de algo que alcançará por esforço. Superar conflitos e barreiras internas a fim de conviver com alguém diferente de você.

Caso do martelo ( Eliseu). O ferro caiu e Eliseu pergunta: onde foi? Ele coloca o madeiro (e madeiro tem a ver com cruz), o machado flutua. E o casamento é restaurado.

Salvação é aliança com Deus. Tudo que é meu é dEle. Oração sacerdotal: tudo que é meu é de Deus e tudo que é de Deus é meu.

Deus nos ensina que o homem deve se unir a uma mulher, ou seja, uma pessoa fará o esforço de passar por um processo de unidade onde vai se aprender a conviver com alguém diferente de você, respeitando sua individualidade e adquirindo unidade entre o casal. Isto porque há pessoas casadas há 15 anos e não são unidas. Nunca se uniram de verdade. Moram juntas num mesmo ambiente, mas não falam a mesma língua; muitas vezes, dormindo até em quartos separados. Não estão dentro do padrão bíblico que é ser unido em tudo.

  1. Lei do Pertencer
  2. Deus estabelece que os dois serão uma só carne. Fala sobre a união física que está no propósito de Deus para o homem.

    Quando você entrega tudo pra Deus, Ele entrega o que é dEle a nós.

    Tudo que é do meu marido é meu. Tudo que é meu é do meu marido. Aquilo que é mais privativo é do outro. Um exemplo disto é o corpo. Isto porque a bíblia diz que no matrimônio o corpo do homem pertence a mulher e vice-versa. Portanto, vemos aqui Deus quebrando o egoísmo humano.

  3. Lei da nudez

Quando se fala em nudez, devemos ter em mente que não se trata de apenas uma nudez física, mas uma transparência de alma. Não se deve guardar ou esconder suas vergonhas de pecados ocultos do seu cônjuge, pois isto dará margem ao inimigo de trazer uma perseguição espiritual sobre a descendência. Tudo o que o inimigo quer é fazer com que a intimidade do casal seja perdida, atrás de mentiras. Pecados envergonhosos tiram o sabor da verdadeira intimidade estabelecida por aquela união. Esta lei requer pureza e transparência. Isto não é fácil e não é para qualquer um. É preciso coragem para resolver aquilo que tem que ser resolvido.

Por isso, é preciso ter coragem para desamarrar as âncoras da nossa vida e da nossa alma.

Trazer o oculto à luz. Conte a sua história. Seu cônjuge tem, no mínimo, o direito de saber a sua história.

Quando você confessa pecado, você se liberta.

Tem que ter coragem moral, humildade para lidar com as vergonhas , eu vou ter que tratar essas estruturas. Só assim irei avançar em maturidade e cumprir a vontade de Deus, e DEUS vai nos(me) Honrar.

0 comentários:

Postar um comentário