quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Educação Financeira

Fui muito abençoada com esta mensagem da Pra. Tânia Tereza do Ministério Rhema. Ela fala sobre Educação Financeira, um assunto de que muitos estão carentes de entendimento. Resolvi compartilhar contigo, pois creio que também será abençoado.

 
Muito ao contrário do que se pensa, o dinheiro não é algo material, mas espiritual. Se não o fosse, Jesus não teria dito em Sua Palavra que o homem não pode servir a dois senhores; ou serve a Deus ou às riquezas.

As riquezas vêm como um comando das trevas em alta patente espiritual. Há um principado chamado Mamom, que, em aramaico, se diz riquezas, e é ele quem influencia, quem governa as coisas que dizem respeito ao governo neste mundo.

Quando o homem não é influenciado por Deus mas pelas coisas do mundo aquilo que era para ser benção através do dinheiro, torna-se maldição. Jesus nos alerta a ficar atentos a não nos tornarmos idólatras do dinheiro.

Na bíblia fala de castas de demônios. Vemos um exemplo disto em Daniel capítulo 10, onde um anjo da parte de Deus fala a Daniel que estava sendo impedido de chegar a ele por conta de um principado, sendo necessário um príncipe chamado Miguel para intervir e o ajudar contra aquele principado. Aprendemos aqui nesta passagem bíblica que, num sistema de governo há principados que estão influenciando nas regiões celestes, num universo paralelo, numa linha paralela chamada região celestial e está influenciando o que acontece no mundo natural.

Então, quando a bíblia fala de patentes espirituais, forças espirituais da maldade do principado, potestades está querendo dizer que, o que você vê é conseqüência do mundo invisível. O mundo foi influenciado por vários poderes desses seres espirituais de alta patente que são os principados. Ele foi influenciado por poder militar, religioso, político e, hoje, o que prevalece no mundo espiritual é o poder econômico. É uma ação espiritual de um príncipe das trevas – Mamom. O mundo está caminhando para as coisas do fim e o cristão tem que discernir sobre isto. João, quando teve a visão do Apocalipse, diz que vai chegar um dia em que a besta marcará o comércio no mundo e só quem tiver o sinal da besta na testa ou mão vai poder comprar ou vender. O mundo caminha para finalizar com um jugo econômico terrível sobre a face da terra e isto acontece de maneira muito subliminar.

Glória Maria Moreira diz que a origem da moeda se deu desde a época primitiva. Era fabricada no tempo da deusa Juno, século IV a.C.. Esta deusa era conhecida por Juno Minerva. Naquele tempo o dinheiro ocupava um lugar sagrado.

Há dois anos fala-se em caos econômico no mundo, mas isto é tão subliminar que alguns acreditam que é por causa da globalização, mas temos visto que o dinheiro está exercendo forte poder sobre a terra. O homem está preocupado com o ter, definindo a sua vida pelo o que se tem, onde mora, que carro irá possuir, a casa que vai construir, a escola em que o filho vai estudar, o plano de saúde a contratar e assim vai; fazendo com que isto traga um bem estar para ele se tudo for como ele pensa, ou se não for, isto trará insegurança de vida. Isto porque ele coloca toda a sua vida baseada no dinheiro. Pergunte a um jovem sobre as pretensões de sua vida. Ele só pensa em estudar, formar-se, conseguir emprego, casar, ter filhos e juntar riquezas. Ele não pensa sobre a vida eterna, em juntar tesouros no céu, não focaliza a vida naquilo que é eterno, mas na volatilidade de juntar bens. Gerando assim uma independência de Deus. Com isto, entendemos claramente que a dependência do dinheiro vai tornando o homem independente de Deus. Por isto, Jesus diz que dificilmente um rico entrará no Reino dos céus, pois é mais fácil ele entender que precisa de Deus. Isto porque a independência de Deus vem com a falsa segurança das coisas da terra.

A benção da riqueza pode ser dada por Deus. Vemos isto na criação do mundo. Deus nos deu a terra, o mundo natural com toda riqueza que há para suprir a necessidade física, mas Ele também deu Seu Filho Jesus e o Espírito Santo para estar conosco. Deu até anjos para nos servirem. Enfim, Ele não reteve nada para si, ao contrário, deu tudo para os seus filhos. Isto mostra que a riqueza é uma benção de Deus na vida de uma pessoa quando ela não se torna uma idolatria na vida do homem , quando não ocupa o lugar que Deus tem que ocupar, quando é utilizada para sustento pessoal, da obra, crescimento do Reino, sustento de pessoas necessitadas. Mas quando vem para realização, para que sinta-se bem e egoísticamente administre o ter em vez do ser, nesta hora há uma tênue linha do mundo espiritual que liga luz e trevas, isto é, ou você se conecta à luz ou às trevas. Abraão, Isaque e Jacó tiveram o cumprimento da promessa de Deus para ser rico e próspero em tudo.

O projeto de Deus para nos abençoar é imenso. Ele quer que o homem tenha vida próspera em tudo. O dinheiro pode ser para benção ou para a ganância. Ganancioso é semelhante à idólatra. É aquele que tem enriquecimento pessoal em detrimento do resto.

Deus quer te abençoar e abençoar toda a tua família. Como pode alguém estar bem com o filho passando necessidade? Vendo o neto em condições de necessidade?

A história do Brasil conta que alguns judeus holandeses chegaram a Recife e começaram a morar lá, vivendo dentro de seus costumes, não adotando a idolatria que os portugueses praticavam. Daí, foram expulsos e alguns até assassinados. Dos que sobreviveram, a história conta que, conseguiram chegar aos Estados Unidos e lá, no decorrer de suas vidas, implantaram grandes empresas ricas. O Brasil expulsou e paga o preço grande por ter expulsado a riqueza desta terra. Isto porque a promessa de Deus era de abençoar o povo judeu, mesmo que este não tivesse ainda entregue o coração para Jesus. Hoje temos muitos brasileiros limpando a casa de americanos judeus nos EUA para se prostrarem diante da riqueza que ele mesmo expulsou desta terra.

Aquilo que te chega às mãos tem um destino. Você não é dono de nada. Deus te pede para devolver apenas 10% daquilo que recebe. Sobra 90% para você administrar. E este é o grande desafio do homem: administrar os 90% que ficam em suas mãos. O homem irá prestar contas de como administra estes 90% que é de Deus. É ser dependente o tempo todo. Deus o que faço com estes 90%? Entenda que, quando damos o dízimo não estamos fazendo nada em relação a dar algo que é nosso. Nada mais que nossa obrigação. Estamos apenas devolvendo a parte que Deus pediu. Quando queremos dar uma oferta, temos que tirar dos 90%. Semeie com daquilo que é sua parte. Quem semeia muito, colhe muito e quem semeia pouco, colhe pouco. Somos medidos nas ofertas que damos dos 90%. Quem não dá 10% rouba a Deus. Isto está claro no capítulo 3 do livro de Malaquias. Deus odeia a iniquidade do furto de homem para homem. Imagine quem retém o dízimo do próprio Deus? Abre-se uma legalidade para o inimigo atacar sua vida.

Só colhe quem planta.

Quem apenas dá o dízimo não doa nada. Só doa o que era de Deus. Só come do fruto da semente quem planta. Tem que ter ofertas de diante de Deus. Ofertar para missões, pobres, necessitados, doentes etc. A bíblia diz que você não pode negar algo a alguém que bater na sua porta e você tendo o que dar, dizer vá em paz. Você tem que ajudar.

Quem dá ao pobre realmente empresta a Deus.

Dê o velho para que você ganhe o novo. Tudo o que chega a sua mão é para ser benção na vida do outro. Temos enchido nossas casas de inutilidades e achamos que é uma benção termos muitas e muitas coisas. Tem gente que nem consegue agradecer a Deus pela geladeira antiga, mas ao contrário, reclama e quer renovar tudo sempre. Apega às coisas materiais. Nosso coração tem que estar apegado às coisas lá de cima, em Deus e não em coisas terrenas.

Abraão sabia que a benção de Deus para vida dele vinha do céu, por isto que, ele disse para Ló escolher se ia para direita ou esquerda. Ele sabia que não estava na terra a sua benção mas no céu e, que, Deus o abençoaria independente de onde ele fosse. Já Ló desvinculou-se de Abraão e terminou sem nada, pois a confiança dele estava nas circunstâncias e não em Deus.

Maldito o homem que confia no outro homem.

Somos mordomos daquilo que Deus nos deu.

Mas não há nada que você pode ser ou fazer sem depender de Deus. Não faça planos sem Deus porque a falibilidade é imensa.

Além de dar dízimo, oferta e administrar cada centavo da sua vida, ore e pergunte a Deus se é isto que Ele quer que você faça.

O homem independente de Deus é suscetível a toda influência maligna, das trevas.

Sem a mão de Deus você pode perder em um dia aquilo que você amealhou a vida toda.

A bíblia fala para você não ser fiador de ninguém.

Não faça dívida e nem tome emprestado o que não pode pagar.

Não se ponha em jugo desigual

. Não monte um negócio com ímpio. Não se associe a quem é influenciado por Mamom. Jugo desigual não diz respeito só para casamento, mas para tudo na vida gente.

Quando Deus estabelece regras, princípios, Ele quer proteger a sua vida a fim de satanás não toque naquilo que é teu.

Dinheiro arrecadado embebedando os outros, viciando, estimulando a prostituição só traz destruição. Dinheiro é tão espiritual que suas conseqüências boas ou ruins afetam de 3 a 4 gerações.

Como você administra o seu dinheiro? Como tem sido exemplo? As crianças são influenciadas em tudo. Por exemplo, no desperdício de luz, água e consumo de roupa e brinquedo desmedido, ensinando-a a ficar presa. Que autoridade eu tenho, se a cada dia eu preciso ter uma satisfação pessoal comprando algo novo? Somos forasteiros em terra estranha. Nosso tesouro está no céu.

Você já viu alguém ser enterrada com jóias preciosas? Ninguém sequer foi enterrado com um caixinha de bijuteria dentro do seu caixão mesmo sendo riquíssimo. Mas mesmo assim as pessoas não param de querer ter e acumular riquezas aqui na terra.

Tem gente que não usufrui de relacionamento com o cônjuge, filhos e parentes porque passam todo o tempo de sua vida trabalhando para aumentar o patrimônio.

Pais, filhos são heranças de Deus

. Não pense que só dar presentes irá suprir a carência de você gastar tempo com eles por lazer. O importante é ser e não ter. Deus vai perguntar pelos teus filhos no juízo final e não pelo o que você juntou na terra.

Em Mateus 6:33, Jesus nos diz para buscarmos em primeiro lugar o Seu Reino e Justiça e as outras coisas seriam acrescentadas.

Quando você está no centro da vontade de Deus, Ele te abençoa em todas as áreas, inclusive a financeira.

Faz até promoção para que você tenha aquilo que não conseguia comprar. Ele faz o preço baixar para que você seja abençoado.

Feche a brecha e pare de amaldiçoar o dinheiro que te chega às mãos.

Como amaldiçoar aquilo que Deus tem te dado, dizendo que ganha uma merreca que recebe um contrachoque mensalmente? Mas diga, obrigado, Deus pelo meu emprego, salário. Abençoe a vida do seu chefe. Peça que Deus o prospere mais e mais e assim você também será abençoado.

O cônjuge tem que ouvir o outro a fim de que sejam prósperos.

Maridos, não exclua a sua esposa de decisões financeiras. Esposas, não gaste dinheiro comprando escondido do seu marido.

Faça um orçamento descrevendo os gastos e adeque-se àquele requisito.

Precisamos entender também que mulheres têm mais necessidades do que homens. Na bíblia vemos isto em Ezequiel 16. Deus em Sua Palavra faz muitas alegorias. E em Ez 16: 8 a 14, Deus fala de Jerusalém como sendo a Sua noiva e que esta foi adornada pelo Noivo. É necessário que haja transparência entre esposo e esposa. Se o esposo abençoar a esposa como dinheiro para ela estar bem vestida e arrumada, vai ter mais e mais de Deus e a esposa será ainda mais abençoada.

Você não pode gerir a sua vida financeira pensando só em si e em suas necessidades, mas na necessidade dos filhos, da esposa, pessoa que presta serviço na sua casa. Por que você acha que tem que ganhar lá em cima e que, quem trabalha para você tem que ganhar lá embaixo? Querido, se você pode pagar cem reais a mais, por que fica retendo esta benção na vida de quem te ajuda? O que destranca as janelas dos céus é o dízimo e também as ofertas. Faz vir chuva sem medida em nossa vida.

O que faz a multiplicação do que nos sobra na nossa casa é o nosso comportamento em relação ao dinheiro.

Por exemplo, se eu desse 90% na casa de Deus, entregasse o dízimo,10%, e ofertasse 80%, eu garanto que os 10% restante na minha mão, com Deus é mais do que 100% sem Deus na minha casa.

Deus faz multiplicação sobrenatural na nossa vida, quando semeamos em Seu Reino.

Obedeça e viva os princípios de Deus e você verá que Deus te abençoará mais e mais. Quando Deus quer abençoar a tua vida, não há limites para Ele agir. Busque em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua Justiça e todas as coisas te serão acrescentadas.

1 comentários:

Unknown disse...

muito bom as mensagens de pastora tania tereza e seu marido pastor otto.

Postar um comentário