segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Curando as emoções

Gênesis 16

Quem era Agar?  Era uma egípcia serva (escrava) de Sarai, esposa de Abrão.  Ela estava ao dispor desua senhora. Tudo que Sarai queria, ela tinha que fazer, pois era escrava e não livre.
Deus tinha dado uma promessa para Abrão: "de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome..." (Gn. 12:2). Mas Abrão e Sarai não tinham filhos. Em Gn. 151-6 Deuspromete dar um filho a Abrão.
Mas demorou o cumprimento da promessa e Sarai quis resolver do jeito dela, com isso, envolveu uma pessoa que não tinha nada a ver com o assunto na sua vida, no seu casamento. Ela gerou um problema.E Agar tinha como negar uma ordem a sua senhora? Não. Fez o que sua senhora ordenou, mas quando soube que estava grávida desprezou Sarai e, afrontada,Sarai humilhou Agar e ela fugiu.
Destacamos nessa história alguns pontos importantes:

Não fugir do problema
Agar foi humilhada por sua senhora e fugiu. Mas um problema é para ser enfrentado. Não devemos fugir dos problemas.É preciso enfrentar. Reconheça e diga para Deus: "eu preciso ser curada". Quem passa por uma situação de humilhação sofre nas suas emoções.
A primeira coisa que vem à nossa mente,quando passamos uma situação difícil e constrangedora, é fugir. E quem foge nem pensa direito para onde vai e, Agar foi para o deserto.
Quem nos induz a fugir não é Deus, é o inimigo. E o inimigo nunca nos leva para uma situação melhor.
Então, quando passarmos por momentos difíceis, temos que enfrentar, orar e pedir a ajuda de Deus, e não fugir.

Saber de onde partiu a situação
O Senhor foi ao encontro de Agar. O Senhor sempre vem ao nosso encontro quando "fugimos" porque Ele quer nos dar a sua direção.
Ele perguntou a Agar: de onde você vem? Ou seja, de ondepartiu essa situação?  Para ter a cura nas emoções precisamos saber de onde estamos vindo. Agar saiu de uma casa e foi para o deserto. Saiu de uma situação ruim e foi para um lugar pior.
De que situação você está vindo? De um casamento difícil? De uma vida endividada que virou uma bola de neve? Diga para Deus! Agar disse ao Senhor: estou fugindo de minha senhora.
De onde você está fugindo?

Saber qual a direção a tomar
A outra pergunta que o Senhor fez a Agar foi: para onde você vai?
Agar não soube responder essa pergunta. Ela não sabia qual rumo tomar; estava perdida em meio ao seu grande problema. Mas o Senhor deu uma direção para Agar: volta a tua senhora e humilha-te sob suas mãos. Que coisa difícil de ouvir e aceitar, não? Mas o Senhor queria que ela enfrentasse a situação de cara, para ser curada.
Em seguida, o Senhor também disse que multiplicaria a sua descendência. Essa também foi uma palavra de cura e de consolo.
Assim o Senhor nos ensina: voltar à situação que nos feriu e que nos machucou, e enfrentar para ter cura.

Conclusão:
Agar não imaginava que na sua fuga teria um encontro com Deus.
E foi o próprio Deus que a viu naquela aflição e foi ao seu encontro para curá-la.
Hoje o Senhor está aqui.
Ele veio ao nosso encontro para nos curar. Agar reconheceu que fugia.
Para ter cura é preciso saber de onde fugimos e aceitar a direção de Deus, para onde devemos ir.

Pra. Silvia S. Marinho, líder da MCN.Rio Branco. Acre. Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário