sexta-feira, 23 de abril de 2010

II Seminário de Cura Interior- Sexta-feira à noite

Depressão é um tema muito falado nos dias de hoje. Apesar  de os estudos sobre depressão estar tão avançados, é importante uma abordagem bíblica.

A depressão não é um problema em si, mas o sintoma de dentro para fora, causando um estrago na alma que acaba desenvolvendo doenças como: pânico, doenças psicossomáticas etc.

Salmos 30:3 a 5

Vivemos numa época difícil. A inversão de valores e a permissividade imoral têm feito muita gente experimentar a própria morte.  O salmista fala nesse texto de um mundo invisível e da importância de refletirmos para as nossas ações e efeitos no mundo espiritual. Quanto mais nos afastamos de Deus, mais enfermos vamos nos tornando.

O salmista coloca um limite para a tristeza (o choro pode durar uma noite). Mas a questão é quando a tristeza assola ininterruptamente, quando o choro não dá mais espaço para alegria. Quando isto ocorre é sinal de que a depressão se instalou na vida dessa pessoa.

Depressão é o conjunto de fatores que criam um quadro que pode ser extremamente desafiador e nós temos que olhar e descobrir as raízes daquela dor, já que os remédios não podem amenizar de vez os efeitos colaterais.

90% dos casos depressivos estão ligados ao distúrbio  de ordem emocional. É claro que não dá para espiritualizar uma coisa natural, assim como não podemos naturalizar algo que é espiritual.

É muito importante uma abordagem bem ampla. Não dá para sair por aí falando que a depressão é algo do diabo, porque senão faz é piorar o caso e a pessoa se tornar pior.

Uma causa orgânica da depressão é crise intestinal. A ciência mostra que a cerotonina é responsável pelo nosso humor. Dessa forma, sabemos que podemos ter problemas emocionais ligados diretamente ao intestino. Então, não temos como espiritualizar tudo.

Uma causa espiritual para a depressão é a quebra da lei do sábado.

QUEBRA DA LEI DO SÁBADO

Toda lei tem o papel de manter limite para serem conhecidas e obedecidas, caso contrário, sofremos conseqüências.

Sabat- tem a essência do descanso.

Tanto a preguiça como a funcionalidade são extremamente nocivas para nossa vida emocional. A preguiça e a apatia são sintomas da morte sentimental.

Hoje em dia 2/3 das pessoas sofrem de stress.

O medo produz ansiedade que produz o stress, daí vem o medo na alma que produz a depressão e o pânico.

Enquanto temos um stress saudável para nós lutarmos por nossos objetivos e metas, outros são totalmente tomados pelo stress que causa algo ruim, ou seja, a vontade de superar tudo e todos sem se importar com eles.

A lei do Sabat na bíblia

É importante você saber classificar na bíblia as leis nela demonstradas. Quando você viola uma lei que você estabeleceu, você certamente sofrerá conseqüências.

Na bíblia há leis de todas as espécies: memorial, cerimonial, civis, nutricional, higiênica etc e algumas dessas leis têm alguma conotação.

A 1ª conotação é:

·         Sábado é uma lei memorial- lei de gênesis a apocalipse. É uma linha dorsal na bíblia. Sem o sábado a criação não seria completa. Temos que separar um dia na semana para lembrar quem é o Senhor.

·         O sábado é uma lei cerimonial- sábado como um dia, uma cerimônia. Aqui mostra que não somos santificados por causa do sábado, mas por causa do Senhor Deus quando nós dispomos a nossa vontade e nos lembramos quem é o Senhor.

·         Mateus 11:28 Jesus faz um apelo aos cansados, pedindo que eles aprendessem com Ele a viver. Quando Jesus chama as pessoas sugerindo a elas a aprenderem com Ele, na verdade, Ele queria mostrar que Ele é o sábado, não importando o cerimonialismo das pessoas.

O nosso sábado não é um dia, mas uma pessoa. Jesus tem cuidado de cada um que deposita a sua fé nEle.

Se você quer andar lado a lado com Jesus, você tem que entregar a sua sobrecarga para Ele. Mas isto não é tão fácil como parece porque há muitos que estão sobrecarregados, preocupar em carregar a igreja, a família, o cônjuge e o trabalho nas costas, como se isto fosse a obra de Deus.

Se queremos andar e fazer a obra de Deus, nós temos que fazer um exercício de piedade. Temos que aprender, fazer disto um estilo de vida.

Salmo 91 fala que quando aplicamos este exercício nós vamos encontrar o esconderijo de Deus e um lugar de descanso. Isto tudo tem a ver com a fé porque é somente quando descansamos que ouvimos a voz de Deus.

Marcos 4:35 a 41 Jesus estava cansado e logo que tava no barco encontrou um lugar para descanso. Começa a tempestade e todos se desesperam enquanto Jesus dormia. É muito importante sabermos que Jesus permanece conosco em todos os momentos. Ele tinha dito aos discípulos para mudarem o barco de lugar, no entanto, aquela tempestade tem a ver com resistência, ou seja, é como se a Igreja estivesse sendo impedida de chegar ao local que eles iam. Aqueles discípulos não eram inexperientes quanto ao mar, já que a maioria era pescadores. Mesmo assim sentiram medo.

Local de descanso não é ociosidade e nem passividade, mas o exercício de confiança no trabalho de Deus. O segredo do descanso é a confiança. Deus não se move pela nossa agonia, chilique espiritual, mas pela nossa fé.  

Jesus mostrou neste momento duas ações:

·         Acalma-te vento e acalma-te mar.

·         Descanso gera autoridade. Ele simplesmente ganha a batalha no descanso.

·         A entrega também é essencial. Salmo 37:4 diz que devemos entregar tudo ao Senhor, principalmente aquilo que nos fadiga.

·         Se para você os mandamentos de Deus são pesados, há algo errado no seu estilo de vida.

·         Existe um lugar sobrenatural em Deus apesar da tempestade, da dor, sofrimento e tristeza, para aqueles que habitam à sombra do Altíssimo.

·         Hoje vemos pessoas viciadas em violar a lei do sábado. Daí, começa o ciclo: insegurança- medo- ansiedade- fadiga- colapso emocional depressivo.

Para que este ciclo se cumpra é só uma questão de tempo.

Por que é difícil tirar a pessoa da depressão? Porque a depressão é uma construção de anos de dor, stress, quebra de sentimentos etc. A ansiedade pode se tornar algo crônico.

Jesus diz para não andarmos ansiosos, mas para buscarmos em primeiro lugar o Reino de Deus.

As misericórdias de Deus se renovam a cada manhã, porque é sempre após uma noite de descanso que há renovação de forças.

Se quisermos repreender todo o mal do século temos que aprender a descansar em Deus.

Descanso não é ausência de problemas, mas é a segurança no meio da tormenta.

Você tem que guardar um estilo de vida e não apenas um dia de folga.

Qual é o seu medo?

Você tem se rendido a Deus?

Talvez haja alguns que tenham que entregar uma paixão, filhos, cônjuge, doença  ou trabalho....enfim, tire de suas costas aquilo que lhe causa fardo nas costas.

A questão não é o quanto você tem de Deus, mas o quanto Deus tem de você.

Enfim, descansar não é ficar em casa dormindo, mas saber que tem um Deus que cuida de você.

Hudson Taylor diz que o nosso trabalho é descansar em Deus.
Mensagem dada pelo Pr, Coty

0 comentários:

Postar um comentário