quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Devocional

                                    Quarta-feira, 20 de Janeiro, 2010

VERSÍCULO:
  "Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximo e odeie o seu
inimigo'. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por
aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu
Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e
bons e derrama chuva sobre justos e injustos."
   -- Mateus 5:43-45

PENSAMENTO:
  A lei mandava amar o próximo (Lev 19:18). Mas alguns intérpretes
da lei concluíram que uma inferência necessária do amor ao próximo
seria o ódio ao inimigo. Vemos como as inferências humanas são
perigosas. Só porque Deus mandou uma coisa não quer dizer que outra
coisa que não seja mandada é proibida. Se Deus mandou amar o
próximo não quer dizer que era proibido amar o inimigo. Mas, era
isso que certo intérpretes concluíram. O amor ao inimigo é um dos
maiores desafios para o Cristão. Há inimigos que causam dor, perda
e até criam obstáculos para o crescimento do Reino. É difícil
entender como amor a eles seria a vontade de Deus. Mas, ninguém fez
mais contra Deus do que aqueles que crucificaram seu filho Jesus. E
qual foi o pedido de Jesus para eles? "Pai, perdoa-lhes, pois não
sabem o que estão fazendo" (Lucas 23:34). Como John Stott observou
"Se a tortura cruel da crucificação não conseguiu silenciar a
oração do Senhor por seus inimigos, que dor, orgulho, preconceito
ou preguiça justificaria o silêncio da nossa?"

ORAÇÃO:
  Santo Deus, nenhum dos meus inimigos fez comigo o que fizeram
com Jesus. Ajude-me a sentir mais e mais o perdão de Jesus em meu
coração e o amor dEle para com todos. Que todos, especialmente
aqueles que pretendem me prejudicar, possam ver Jesus quando olhem
para mim. No nome de Jesus eu peço. Amém.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Família

Agrade ao Senhor e honre teus pais

Agrade ao Senhor e honre teus pais
Pode parecer que esse é um dos mandamentos mais difíceis.  Mas, honrar nossos pais é um dos frutos da Palavra de Cristo e do Espírito Santo fluindo em nós. A prática leva à perfeição. Tentar é um ótimo começo

Muitas vezes ficamos insatisfeitos com nossa família e de alguma forma com os nossos pais. Pensamos que nada do que fazemos é reconhecido, está certo ou agrada aos irmãos e sobremaneira os pais, incansáveis na arte de amar.

Sempre imaginamos como Deus quer que honremos nosso pai e nossa mãe. Nas nossas lutas diárias, com os desafios do dia a dia, do trabalho, dos relacionamentos; questionamo-nos o que temos feito e porque por mais que façamos o melhor de nós, nossos pais se mostram muitas vezes descontentes.

Um dos versículos mais conhecidos da Bíblia, mais citados pelos pais, inclusive os que não são cristãos, está no livro de Êxodo, capítulo 20, versículo 12. O único mandamento com uma promessa: "Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os  teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá".

Essa, com certeza, é uma palavra linda que revela o cuidado do Senhor com a nossa vida e com a vida de nossos pais. De uma forma muito especial nos mostra que se amarmos nossos pais e se os honrarmos pela autoridade que são, Deus prolongará os nossos dias. Mas, o prolongamento que o Senhor garante àqueles que cumprem a Sua Palavra significa acrescentar vida aos nossos dias. E a vida de Cristo passa pela Cruz. A Cruz do Senhor é vida para nós. Nossa relação com nossos pais pode parecer certas vezes uma cruz pesada e difícil de carregar, mas nas lutas é que o Senhor ministra ao coração, muda nosso entendimento, trata conosco e traz cura. Precisamos ser tratados no contexto familiar, é no ambiente onde somos na maioria das vezes tratados por Deus.  Honrando nossos pais seremos acrescidos pelas coisas do Reino, pelo amor e misericórdia do Senhor. Mas, como fazer isso? Como honrar nossos pais? Como honrar nossos pais que não são cristãos, que nos abandonaram ainda pequenos, que se divorciaram, que têm vícios e dificuldades?

Não existe uma receita para nenhuma demonstração de amor e de afeto. A não ser a Palavra de Deus, que nos mostra o caminho. E o caminho é Jesus Cristo. O exemplo do homem sábio, que se entrega, que ama primeiro, que cuida, que chora com quem chora, que sorri com quem sorri, que é testemunho vivo do amor do Pai. Se não amarmos primeiro, como Deus nos amou, vamos sempre apontar um defeito, vamos sempre achar que nossos pais não merecem ser honrados se de alguma forma não têm conseguir cumprir com as despesas da casa, se não nos colocaram na melhor escola, se nos privaram de ter uma família unida, se nos colocaram de castigo quando fizemos alguma coisa errada, enfim, que nossos pais nunca estão à altura de serem honrados como Deus nos aconselhou.

A Palavra diz "honra teu pai e tua mãe". Não diz "honra teu pai e tua mãe se eles forem ricos, sábios, ou bons para você...". A promessa do Senhor foi guardada para aqueles que amam e honram seus pais como eles são.

A receita está na Palavra de Deus. Pode parecer loucura honrar aqueles que aparentemente não são o pai e a mãe que pedimos a Deus; o pai e a mãe que estão nos dando problemas; que caminham de encontro aos mandamentos de Deus, que não ficam felizes com nada, que não consideramos ideais. Mas, devemos honrá-los como são. O desejo do Senhor de que honremos nossos pais é o que edifica a nossa casa. É luz em meio às trevas dos nossos conflitos, das nossas inabilidades, das coisas que não compreendemos e daquilo que só o Senhor sabe de nós.

A família é a menina dos olhos de Deus. Ela que gera a igreja, a noiva de Cristo. Por isso, algo tão importante para o Pai deve ser cuidadosamente honrado, amado e cuidado. Lembro de um fato ocorrido em minha infância, em que minha irmã e eu nos "desdobramos" para salvar um pequeno e dócil passarinho. Era um dia de muito calor e por isso resolvemos banhá-lo numa bacia. Para a nossa cabeça ainda infantil estávamos fazendo o melhor para ele. Em instantes de descuido, ao sairmos do lado do passarinho ele caiu dentro da bacia e enfraquecido pelo tombo do vôo se afogou.

A mesma atitude muitas vezes temos para com nossos pais. Com a sede de honrá-los e cuidar deles, acabamos fazendo aquilo que nós acreditamos que é para o bem. Mas, nem sempre acertamos. Com um descuido mínimo podemos acabar afogando a nossa relação em uma bacia de expectativas, de pedidos, de cobranças, de frustrações, de mágoas e de ressentimentos. 
Pensando um pouco melhor sobre isso, acho que uma forma simples de honrar nossos pais pode ser traduzida em pequenos gestos, em grandes atitudes, buscando sempre agradar a Deus.

O primeiro ministério, a primeira missão é no lar. Os pais são o primeiro amor dos filhos.  Em Timóteo, capítulo 5, versículo 4, está escrito: "Aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus". Quando pensamos se as nossas atitudes na convivência familiar honram nossos pais, é só respondermos a essa pergunta "se eu fizer isso vou agradar a Deus?" Precisamos buscar responder a essa pergunta de forma positiva, ainda que isso seja muito difícil.

Uma forma de honrá-los no dia a dia é amá-los como a nós mesmos. Mas, é um amor que vive na dependência total de Deus, um amor que não importa com as adversidades, se nossos pais fizeram tudo certo, ou se erraram conosco.

Um amor que coopera para que sejamos uma família aos moldes de Deus. Um amor que perdoa e que supera. Um amor que pede bênção, tão incomum na sociedade moderna, onde manifestações como essa e dar carinho aos pais em público é careta e ultrapassado. Um amor que escuta os pais, mesmo quando eles ainda não conhecem a Verdade, um amor que serve, que soma, que acrescenta, que cuida.

Se você espera honrar o seu pai e sua mãe só quando eles forem legais com você; quando eles tiverem uma boa situação financeira para te dar tudo que espera; só quando eles não derem muita atenção para o irmão mais velho ou mais novo, sendo exclusivamente seus; quando eles não brigarem; quando eles pararem de fumar, de beber; só quando [...]. Infelizmente, se pensarmos assim não vamos conseguir honrar nossos pais e prolongar nossos dias. Porque Deus não impôs nenhuma condição para que façamos isso. Porque se Ele impusesse uma condição para nos honrar, para nos abençoar, para ter misericórdia de nós, com toda certeza estaríamos perdidos.

O amor de Cristo não é feito de condições, de "se", de "porém", de "quando". O amor de Deus é feito de "ainda que nós o neguemos", "além de tudo que façamos de errado", "embora não sejamos perfeitos", Ele nos ama e nos é fiel até o fim. Sejamos semelhantes ao Senhor, para que um dia ter alegria de dizer "Eu e minha casa servimos ao Senhor". Não adianta somente conquistarmos pessoas para Cristo em nações distantes. Se no dia do Juízo formos questionados por Deus: "Filho, onde está tua mãe e teu pai?". O que responderemos? E se a resposta for: "Deus, eu não sei". A Palavra diz, em 1 Timóteo, capítulo 5, versículo 8, "Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel". Deus quer que sejamos presentes na vida de nossos pais, mesmo que eles não sejam ou ajam como gostaríamos.

:: Por Thalita Daher

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Você já foi elogiado hoje?

"Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro e não os teus lábios." (Provérbios 27.2.)
 
Como é bom receber um elogio! Isso alegra nosso coração. O elogio é uma ferramenta poderosa e muitas vezes eficaz para estimular a autoconfiança. Quando estamos tristes e alguém nos elogia, este elogio massageia nosso ego.

Não há problema em elogiarmos e sermos elogiados. Todos nós temos qualidades e atitudes dignas de um elogio. É por isso que elogiamos: porque admiramos algo na vida de alguém, algo que fez a diferença ou que muitas vezes, nos inspirou. Entretanto, às vezes por falta de autoconfiança, muitas pessoas necessitam ser elogiadas, reconhecidas. É por isso que existem algumas pessoas consideradas "metidas", porque, muitas vezes, essas pessoas se autoelogiam para mostrarem aos outros o quanto são boas nisso ou naquilo. "O quanto são o máximo!"

A palavra diz que o que prova o coração do homem são os louvores que ele recebe (Provérbios 27.21). Se somos provados nas palavras que recebemos, é porque o Senhor quer nos ensinar onde está o nosso coração: se estamos cheios de nós mesmos ou de Deus. Sendo assim, é tempo de orarmos dizendo: "Sonda Senhor o nosso coração".

Será que estamos sendo aprovados na prova dos elogios que recebemos?
 
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração porque dele procedem as fontes da vida."
(Provérbios 4.23.)
 
 
::Por Jaqueline Santos Sales

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Olha aí o que me aguarda!


Devocional

                                   Segunda-feira, 11 de Janeiro, 2010

VERSÍCULO:
  "Vocês ouviram o que foi dito: 'Não adulterarás'. Mas eu lhes
digo: Qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu
adultério com ela no seu coração."
   -- Mateus 5:27-28

PENSAMENTO:
  Certa vez um jovem foi pedir conselhos a um homem sábio. O sábio
quis testar o caráter do rapaz. Ele perguntou: "Imagine que você
nunca seria pego e ninguém seria prejudicado. Se estas
circunstâncias fossem garantidas, você mentiria por $10,000 reais?"
O jovem respondeu, "Por R$10,000, se ninguém soubesse e ninguém
fosse prejudicado, sim, eu mentiria." O sábio balançou a cabeça e
falou, "Só mais uma pergunta. Você mentiria por dez centavos?" O
jovem reagiu indignado "Que tipo de pessoa você acha que eu sou?" O
sábio respondeu. "Eu já sei que tipo de pessoa você é. Estou apenas
tentando estabelecer seu preço." Muitos não são levados a cometer
adultério ou fornicação, mas, o desejo dentro deles ainda os leva a
imaginar esses atos. Nas suas mentes o ato é concretizado. No fim
das contas um é igual ao outro. Ambos fazem a mesma coisa - um num
motel, outro na sua mente. Cada um tem seu preço. Cada um tem seu
lugar de cometer o ato. O pecado escondido na mente tem um atrativo
especial. Ninguém vê e ninguém sabe. O pecador escapa da humilhação
de ter que enfrentar suas iniqüidades e ainda se engana com a idéia
de que "não houve vítima". Houve. E a vítima foi ele. A mentira de
Satanás encobre a verdade que muitos só no dia do juízo descobrirão
- todo ato real ou imaginário será revelado e julgado (1 Cor 4:5).
Talvez nenhuma outra palavra do Senhor revela o quanto carecemos da
graça de Deus e quanto precisamos da purificação que só Jesus pode
trazer aos nossos corações. Ore a Deus e busque a força de Jesus e
o poder do Espírito Santo, porque só Eles podem lhe livrar desse
mal. Este desejo Jesus tem. Cabe a nós reconhecer o quanto
precisamos da ajuda dEle.

ORAÇÃO:
  Santo Deus, quantas vezes o Senhor teve que me perdoar desse
pecado? É humilhante. Mas, eu confiei na graça de Jesus e lhe
agradeço pelas vitórias que o Senhor já me deu. Sei que nunca posso
vacilar. Sempre estarei sujeito a cair. Ajude-me a ser fiel até o
fim e conceda-me a segurança da sua graça quando caio e me
arrependo. Em nome de Jesus eu oro. Amém.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Leia a Bíblia em 2010

Faço coro à sugestão de vários sites e blogs evangélicos de todos fazermos o propósito de ler a Bíblia toda em 2010.
Segue o link com os planos de leitura que mais me identifiquei:
http://blogs.gospelprime.com.br/bereiablog/promessa-de-ano-novo-leia-a-biblia-toda-em-2010/

Boa leitura à todos!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

DEUS NÃO CUMPRE AS SUAS PROMESSAS

 Já aconteceu com você, de entregar um assunto nas mãos de Deus e não ver nada, absolutamente nada mudar ou melhorar?

 No entanto, a Bíblia diz:

"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará" - Salmo 37.5.

 O que deu errado?

Temos três possibilidades:
1.  Houve algum problema com a "entrega";
2.  Houve algum problema com o "confiar";
3.  Deus não cumpre as suas promessas.


1. PROBLEMAS COM A "ENTREGA"
    a) Entrega Aparente
        Muitas vezes nos aproximamos de Deus e, aparentemente, entregamos a Ele o nosso caminho; no entanto, no íntimo, nós retemos o problema.

        É
semelhante aquela pessoa que vai a uma agência postal, compra um envelope, especifica o destinatário e o remetente de forma correta, fecha o envelope, e paga para que o correio faça uma entrega especial, registrada; porém, se esquece de colocar dentro do envelope os documentos que queria enviar. Fez "tudo certinho", mas esqueceu o principal, o essencial.

     b) Entrega Parcial
           O verso bíblico não diz, entrega um caminho; nem diz para entregar parte do caminho. Ele diz: "Entrega o teu caminho...", todo o caminho; a vida; a questão inteira, com tudo que a rodeia:
           - A dívida, e toda a ansiedade e vergonha que vem junto com ela.
            - O casamento, e toda a dor e sentimentos amargos que ele tem lhe causado.
         - A traição conjugal, e toda a raiva, o ódio e a humilhação que você tem experimentado.
        
- O emprego, e todas as preocupações e estresses que ele lhe causa.
        
- O desemprego, e todas as situações insustentáveis que ele lhe faz passar.
        
- Aquele pecado, e toda a tristeza que ele tem lhe provocado.

         c) Entrega Momentânea
             Muitas vezes entregamos o nosso caminho ao Senhor de forma real e completa, no entanto, tão logo saímos de sua presença, nós o pegamos de volta para resolve-lo à nossa maneira.
             A
cho que Deus fica se perguntando: "-Onde estão os problemas que meus filhos deixaram aqui no altar na hora do culto? Se eles pretendiam levá-los de volta, porque disseram que os estavam entregando para mim?".
              
Ao contrário desta atitude, podemos afirmar que as idéias bíblicas de "entrega" sempre são definitivas. Observe-as:
                   -   O adversário entrega alguém ao juiz (Mateus 5.25), e o juiz o entrega ao meirinho para ser preso (Lucas 12.58); 
               -   Judas entregou Jesus; 

               -   Jesus foi entregue nas mãos dos homens (Mateus 17.22), aos principais sacerdotes e aos escribas (Mateus 20.18), aos gentios (Mateus 20.19), a Pilatos (Mateus 27.2), à sentença de morte (Lucas 24.20) e à crucificação (Mateus 26.2); 

               -   Jesus entregou seu espírito aos cuidados do Pai (João 19.30).


2. PROBLEMAS COM O "CONFIAR"
    a) A Maioria Dos Cristãos Não Confia Em Deus
        Não tenho nenhuma dificuldade em afirmar que a maioria dos cristãos ainda não aprendeu a confiar plenamente em Deus. E eu me incluo entre eles. E o pior de  tudo, é que esta nossa falta de confiança ofende a Deus! Como? 


            Imagine que amanhã de manhã você tem que pagar uma dívida. Se você não a pagar, coisas muito ruins irão acontecer. Imagine, ainda, que você tem um amigo de infância que se deu bem na vida; tem dinheiro sobrando. Você telefona para ele. Explica a situação. Ele, prontamente, diz que vai lhe emprestar o dinheiro necessário.  Bem, se este amigo é CONFIÁVEL, você irá dormir em paz; porém, se este seu amigo não é digno de confiança, é inconstante, "garganta"... Bem, neste caso, você continuará preocupado do mesmo jeito, não é mesmo? 

            Agora transfira esta situação para o seu relacionamento com Deus. Você o procura, coloca seus problemas em suas mãos, mas, continua preocupado. O quê você está dizendo para Ele? Que Ele não é digno de confiança. Por isso eu digo que a maioria dos cristãos ainda não aprendeu a confiar plenamente em Deus e que esta nossa falta de confiança O ofende.

         
E pensar que não há Deus maior, não há melhor, não há Deus tão grande quanto o nosso Deus. E, que Ele tem boas intenções para conosco. 

       b) Muitos Cristãos Querem Manipular Deus
           Muitas pessoas colocam um determinado assunto nas mãos de Deus e ficam tentando manipular Deus, sugerindo como Ele deveria agir naquela situação. 

           Ficam "cobrando" de Deus uma atitude mais enérgica, um castigo severo, uma vingança exemplar, uma resposta rápida, etc.

           Em outras palavras, eles não confiam na sabedoria de Deus. Não confiam em Seus santos desígnios. Não confiam em Seu caráter.

            Se eu verdadeiramente entreguei meu caminho ao Senhor, devo esperar que Ele resolva as coisas do jeito Dele, e não do meu.

            C
erta era a atitude do salmista: "Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor" (Salmo 40.1).


3. DEUS NÃO CUMPRE AS SUAS PROMESSAS
    É verdade!
    Deus não cumpre as suas promessas CONDICIONAIS, enquanto o homem não faz a sua parte.

     Deus estabeleceu leis espirituais que devem ser respeitadas, e este verso bíblico nos revela uma delas: - Se queremos vê-lo atuando, temos que lhe entregar o nosso caminho e confiar nele.  

     
SE, verdadeiramente, ENTREGARMOS nosso caminho ao Senhor.
       SE, verdadeiramente, CONFIARMOS nele (em Seu poder, caráter e intenções).
        
        Veremos Deus agir.
         Senão, não!

Conclusão

Deus cumprirá Suas promessas, a Seu modo, em Seu próprio tempo, somente após lhe entregarmos o nosso caminho de forma incondicional e confiarmos Nele de todo o nosso coração.

Aleluia! Deus seja louvado.


Autor: Pr Franco